Como se tornar um representante comercial?

Para quem gosta de vendas, uma opção de carreira movida a desafios e com bastante autonomia é a representação comercial. Para começar esta trajetória, alguns detalhes são fundamentais. Então, como se tornar um representante comercial?

O representante comercial é o profissional que realiza as vendas externas de uma representada, captando clientes e vendendo os seus produtos a varejistas e lojistas. O diferencial do representante é que ele é um profissional autônomo, ou seja, não possui vínculo empregatício e seu pagamento é feito por meio de comissões.

As principais atividades que devem ser realizadas pelo representante comercial estão relacionadas ao processo de vendas. Isso inclui: prospectar novos clientes, visitar clientes e apresentar os produtos com demonstrações e explicações claras, negociar preços, fechar as vendas e enviar os pedidos à empresa representada.

Como começar?

O primeiro passo para quem quer começar a atuar como representante comercial é entender quais são as características e habilidades necessárias a este profissional. Assim, você já sabe se irá se identificar ou o que precisa desenvolver para ter sucesso neste ramo.

  • Boa comunicação:a construção de relacionamentos com clientes é essencial nesta profissão e, para isso, é importante saber ouvir o cliente, entender suas necessidades e também se expressar da forma correta para, por exemplo, realizar treinamentos sobre o produto e mostrar como ele será útil aos clientes.
  • Confiança:você deve transmitir segurança em relação ao seu trabalho e ao que você oferece. Além disso, a construção da confiança com o seu cliente é um dos aspectos que fará você ter longevidade no mercado.
  • Organização e planejamento:você deve ter em mente que começar uma representação é começar uma empresa. Por isso, a organização e planejamento são fundamentais, e farão com que você possa otimizar seu tempo e tenha mais lucros.
  • Conhecer a concorrência:além de saber quem são seus concorrentes, estude-os, saiba como costumam atuar e qual é o seu posicionamento em relação a eles. Esses conhecimentos vão ajudar na argumentação com os clientes e se transformam em uma vantagem no mercado. Mas atenção! Cuidado para não ser desonesto e praticar ações antiéticas. A concorrência deve ser combatida, mas respeitada.
  • Capacidade de negociação:é importante que você aprenda técnicas de vendas e desenvolva sua habilidade de persuasão. Negociar não é apenas dar o máximo de desconto possível, isso pode acabar com os seus resultados. O principal objetivo da negociação é chegar em uma solução que satisfaça “os dois lados do balcão”.
  • Profissionalismo:a representação comercial não deve ser encarada como “bico” ou “extra”. Ela é uma profissão e, por isso, deve ser realizada com dedicação e compromisso. Busque sempre adquirir novos conhecimentos, inovar e fazer novos contatos para realizar um bom trabalho e se destacar no mercado.

Você deverá também ter alguns conhecimentos mais específicos para alcançar sucesso nas vendas.

  • Conhecer a representada e os produtos:o próprio nome da profissão mostra muito sobre o que se espera de um representante comercial: ele deve representar uma determinada empresa ou marca, ou seja, os clientes devem vê-lo como referência em relação à empresa. Por isso, saber a história da empresa, seus propósitos futuros, forma de atuação, etc. são aspectos muito importantes. Entender o funcionamento, os diferenciais e o desempenho do produto também é essencial para a venda e para gerar confiança ao cliente.
  • Conhecer a concorrência:além de saber quem são seus concorrentes, você deve estudá-los, saber como costumam atuar e qual é o seu posicionamento em relação a eles. Esses conhecimentos vão ajudar na argumentação com os clientes e se transformam em uma vantagem no mercado. Mas atenção! Cuidado para não ser desonesto e praticar ações antiéticas. A concorrência deve ser combatida, mas respeitada.
  • Estudar o mercado e o perfil dos clientes:cada mercado tem suas peculiaridades e isso também se reflete no perfil dos clientes. Estude o mercado e tenha informações atualizadas sobre os seus clientes para ajudar nas tomadas de decisão e nas negociações. Um sistema para gestão de vendas pode ajudar, e muito, nessa atividade.
  • Eventos e cursos para desenvolvimento:há diversas opções de eventos e cursos que você pode frequentar para se profissionalizar. Verifique opções nas áreas de vendas, administração, marketing e finanças. Temas como esses ajudarão no seu empreendimento como todo e ainda trazem um diferencial para você no mercado e ajudam a conquistar networking.

Acreditamos que seguindo essas dicas, você com certeza obterá um bom resultado profissional neste setor tão importante para a economia do nosso país.

Att,

Coopernac

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